Prancheta 2

TRAVESSIA 5 DIAS

TREKKING NO VALE DO
PATI COM POÇO AZUL

Atravesse e conheça cada detalhe do Vale do Pati tendo uma vivência completa e transformadora, finalizando a jornada no incrível Poço Azul

A partir de 2.990,00 À VISTA
ou 3.423,00 EM ATÉ 5X NO CARTÃO OU 12X NO PIX. O Nº DE PARCELAS VIA PIX VAI DEPENDER DE QUANTOS MESES FALTAM PARA A EXPEDIÇÃO

Escolha a data da sua preferência*
Quantas Pessoas?*

Alguma dúvida?

Transfers

Todos os traslados dessa travessia estão  inclusos: nosso ponto de encontro será na Vila de Guiné – BA e nosso ponto final será em Lençóis – BA

Hospedagem
na casa de Nativos

Tenha uma experiência incrível compartilhando refeições e hospedagens (04 noites) com nativos ao longo do trekking.

Alimentação e sabores regionais

Café da manhã super reforçado, piqueniques de trilhas em pontos fantásticos e almoços e jantares regionais preparado com carinho

Trilhas inspiradoras

São 5 dias com  72 km de trilhas passando por todo o Vale do Pati e pelo Poço Azul

Paisagens de tirar o fôlego

Visita a  lugares espetaculares como o complexo de cachoeiras do Rio Piaba, Gruta do Castelo, Cachoeirão  por cima e por baixo + o Poço Azul

Guias Especializados

Guias locais especializados e comunitários estão sempre presentes, fomentando o Turismo de Base Comunitária. Responsabilidade social e valorização da cultura e tradições locais para nós é fundamental.

Muito prazer, Vale do Pati!

No coração do Parque Nacional da Chapada Diamantina, Oeste da Bahia, um vale simplesmente encantador.

Paisagens e mais paisagens de montanhas que chegam a mais de 1.400m de altitude, diversos campos rupestres que parecem ilustrações de tão incríveis, Mata Atlântica quase intocada, cachoeiras exuberantes e imponentes, uma floresta com sons e cores únicas,  surpreendem!

 

Isso é só o começo. Suas cavernas são de uma beleza imensa, encantadora e de uma importância científica muito relevante. 

 

A riqueza cultural, o respeito ao meio ambiente e a história que traz os tempos em que a produçãonde café era a principal fonte de renda do vale, tornamna experiência ainda mais intensa.

 

Se você quer viver o máximo do Vale do Pati, conhecer o incrível Poço Azul e ainda quer curtir as cachoeiras e conhecer a cultura de quem vive neste paraíso, a gente te leva para conhecer os pontos mais prestigiados,  num trekking incrível, com o apoio de profissionais que conhecem o local e recebem os visitantes há mais de 25 anos.  Experiência, preparo e uma visão  diferenciada dos pontos mais incríveis a cada passeio. Tudo isso e muito mais para você aproveitar cada segundo, cada pedaço do vale, suas paisagens e os sorrisos dos habitantes locais. Você vai se surpreender.

Dia 1- A conquista do horizonte

Guiné X Cachoeirão por Cima X Vale do Pati

O trekking começa com a preparação do corpo e da mente. Um momento de concentração, meditação e alongamento, fundamentais para começar o dia em harmonia.

 

Depois é subir a serra, num percurso de 30 minutos em trilha, até o primeiro mirante.

 

E que mirante! Dá para ver e sentir as planícies da Chapada Diamantina com os olhos e com o coração. 

 

Depois de um breve descanso, o trekking segue, passando pelo Gerais do Rio Preto, com vários trechos de subida e descida, atravessando o rio e suas lindas paisagens ao longo de quilômetros de pura adrenalina! 

 

Na chegada, o visual deslumbrante do Vale do Cachoeirão com o Vale do Pati.

 

Parada para um banho no rio e um lanche de trilha. O  passeio continua com muitas fotos e um cenário espetacular, com a fauna e a flora nos presenteando com surpresas.

 

O último ponto a ser visitado é a Igrejinha onde o dia termina, após apreciar um jantar baseado na culinária local e o pernoite.

 

Assim será o primeiro dia de uma experiência desafiadora, e com uma energia inexplicável.

.  Total de caminhada dia : aprox.  18km

.  Dificuldade: Moderada-avançada

Dia 2- Recarregar as energias e escutar o fluir das águas

Complexo das Cachoeiras do Rio Funil

Depois de aproveitar o café da manhã, é pegar as mochilas, já que a hospedagem vai mudar na próxima noite. 

 

Bora rumo ao Rio Lapinha, onde a vivência será o dia todo. Momentos incríveis de contemplação da fauna e flora riquíssimas, ao chegar na Cachoeira da Altina, depois na Cachoeira do Funil e finalizar em grande estilo, na exuberante Cachoeira do Rodão, com uma merecida pausa para fotos, vídeos, um banho revigorante e todos os sentidos prontos para viver os sons, cores, aromas e belezas da natureza desse complexo.

 

Durante a trilha de volta, parada para um lanche. À noite, mais uma experiência diferenciada. O jantar e o pernoite serão em casa de nativos, com toda a sua cultura, seu conhecimento sobre o local e boas histórias.

.  Total de caminhada dia : aprox.  08 km

.  Dificuldade: Moderado

Dia 3 -Dia de imersão na floresta e travessia de um verdadeiro portal

Morro e Gruta do Castelo X Prefeitura

Primeiro, café da manhã. Depois, subida pelo Morro do Castelo, que ganhou esse nome dos hippies,  e é mais conhecido pela comunidade como Morro da Lapinha.

 

Um percurso cheio de surpresas até chegar na Gruta do Castelo, no alto da montanha. Para chegar nesse mirante, a subida ganha o som de um coral com o canto dos pássaros, com destaque para a Araponga. 

 

Um espetáculo de sintonia e beleza em meio a árvores e jardins com flores únicas, conhecidas por ali como flor-microfone ou Castelândia.

 

A Gruta do Castelo é um ponto incrível, pelas formações que impressionam, e onde o vento forte que sopra em suas frestas deixam a temperatura agradável, funcionando como um ar-condicionado natural. 

 

Depois de muitas fotos, vídeos e um lanche, descida com destino à casa de um morador local.  O passeio termina com uma visita à antiga casa que pertencia ao município de Andaraí, conhecida como “prefeitura”.

 

Nos tempos áureos do café, servia como abrigo e entreposto do vale. Na “prefeitura” será servido o jantar e faremos o pernoite.

.  Total de caminhada dia : aprox.  12 km

.  Dificuldade: Moderada-avançada

Dia 4- Onde nascem as água e todo o fluxo de vida

 Cachoeirão por Baixo

Dia de trekking até a entrada do Vale do Cachoeirão “por baixo”, passando pela casa onde será feito o pernoite. Bora deixar as mochilas mais pesadas e seguir na direção do Cachoeirão.

 

O caminho é cheio de descobertas. Ruínas de antigas casas de farinha “contam” como se comportava a economia local. As plantas ornamentais exóticas, trazidas na época do domínio do café, ainda compõem um visual exuberante, junto com a natureza selvagem.

 

Paisagens inéditas, marcantes e inesquecíveis.Na chegada ao Cachoeirão, uma visão impactante: o paredão de 180º, com 200m de altura, exibindo lindas cachoeiras.

 

Na época das chuvas, são 20 quedas! Banho de rio, piquenique , fotos, vídeos e uma energia única farão parte da jornada.

 

Depois de um breve descanso, o retorno e a chegada na casa de um dos habitantes da comunidade, onde foram deixadas as mochilas. 

 

Ali será a hospedagem com direito a jantar, pernoite e histórias locais.

.  Total de caminhada dia : aprox.  18 km

.  Dificuldade: Avançado

Dia 5 - O dia de ouro

Vale do Pati X Andaraí

Acordar bem cedo será necessário, pois a trilha de 18km até o Andaraí exige que a caminhada seja em direção ao Leste, onde o sol já amanhece lindo, mas muito forte. Saindo bem cedo, dá para evitar boa parte do sol, preservando a energia da caminhada.

 

A trilha tem seus mistérios e riquezas. Os principais são resquícios de um garimpo antigo, do final do século XIX e início do século XX. Ao chegar em Andaraí, um delicioso descanso. A parada é na Sorveteria Appolo, uma verdadeira maravilha em sorvetes de sabores regionais. As cores e delícias da região que encantam a todos. Em seguida, uma visita à casa de lapidação de diamantes (quando aberta é cobrada uma pequena taxa na entrada).

 

Depois, um carro privativo seguirá até o lugar paradisíaco do dia: o maravilhoso Poço Azul, uma combinação entre as formações rochosas, a incrível transparência da água e a magia da luz solar, que criam uma atmosfera de tirar o fôlego de tanta beleza. O ponto alto do final do trekking é tomar um banho nessas águas, seguido de um almoço com excelente comida caseira. Em seguida, o retorno para a cidade de Lençóis para a conclusão do nosso roteiro.

.  Total de caminhada dia : aprox.  18 km

.  Dificuldade: Moderado-Avançado

Alimentação

Café da manhã: Frutas, raízes, pão, manteiga, Nutella, queijo, geleia de frutas, tapioca ou mingau, café, leite e cereais.

 

Lanche de trilha: Frutas, bolo, pão, queijo, Nutella, salada, salame, castanhas, biscoitos doces e salgados, chocolates, suco e café.

 

Jantar na casa dos nativos: Arroz, feijão, proteína (carne ou frango), legumes ou batatas fritas e salada.

 

Jantar preparado pela equipe Bora Brasil: Lasanha ou risoto de cogumelos e proteína (carne  ou frango) ou frango Thay ou estrogonofe de frango. Acompanhamentos: legumes, batata palha, arroz e salada.

 

Alimentação Veg: Temos algumas opções para vegetarianos ou veganos como: moqueca de banana da terra, lasanha de berinjela, risotos, etc.

Como chegar e pontos de encontro

Ponto 1 (Para quem vai de carro)

 

Vila de Guiné – BA, a 8 km da Rampa dos Aleixos, onde inicia  o trekking.

 

Para quem chegar de carro para a Vila de Guiné (distância de 477 km de Salvador – BA), existem estacionamentos privados na Vila, onde o carro poderá permanecer durante o trekking. O traslado de ida e volta da Vila de Guiné para a Rampa dos Aleixos local de início da trilha para o trekking, já está incluso no valor do roteiro.

 

Caso prefira podemos agendar um transfer (não-incluso no valor do roteiro) que buscará na cidade de Salvador e irá até a Vila de Guiné (R$1.400,00 ida, até 04 pessoas).

 

Ponto 2 (Para quem vai de ônibus)

 

Cidade de Palmeiras – BA, a 30 km da Vila de Guiné, onde está o nosso ponto de encontro para ida à Rampa dos Aleixos, local de início do trekking.

 

Existem ônibus com saídas diárias da cidade de Salvador – BA, com destino a Palmeiras (distância de  447 km). Você pode se informar pelo site https://www.realexpresso.com.br/

 

Caso prefira, podemos agendar um translado (não-incluso no valor do roteiro) que buscará na Rodoviária de Palmeiras (ou na Pousada que você estiver em Palmeiras) até a Vila de Guiné (R$125,00 cada trecho). O traslado de ida e volta da Vila de Guiné para a Rampa dos Aleixos (início da trilha para o trekking) já está incluso no valor do nosso roteiro.

 

Ponto de encerramento:Lençóis – BA.

 

Existe ônibus com saída diária da cidade de Lençóis com destino a Salvador. Você pode se informar pelo site https://www.realexpresso.com.br/

Não Inclusos nesse pacote :

-Passagens  aéreas

 

-Hospedagem antes e depois da expedição (ver recomendações no PDF completo do roteiro)

 

-Traslado Salvador  x Guiné (podemos providenciar, fale com a gente)

 

-Traslado Palmeiras x Guiné (podemos providenciar, fale com a gente)

 

-Bebidas e alimentos não-mencionados neste roteiro

 

-Presentes e souvenires

 

-Gratificações 

 

-Seguro- viagem

 

-Evacuação médica

A partir de R$ 2.990,00 À VISTA E 3.423,00 EM ATÉ 5X NO CARTÃO OU 12X NO PIX

Escolha a data da sua preferência*
Quantas Pessoas?*

Pacotes relacionados

Depoimentos de quem já viajou com a Bora Brasil Expedições