Prancheta 2

CIRCUITO 4 DIAS

PELAS ÁGUAS DE
ALTER DO CHÃO

 

Viva um tour em 4 dias de tirar o fôlego pelas águas dos rios, praias e lagos da Amazônia e fazer trekking por suas trilhas é uma oportunidade e tanto nesse roteiro exclusivo.

 

É a programação perfeita para quem quer conhecer os principais pontos de Alter do Chão

 

A partir de 2.990,00 À VISTA E 3.322,22 EM ATÉ 5X NO CARTÃO OU 12x NO PIX.
O Nº DE PARCELAS VIA PIX VAI DEPENDER DE QUANTOS MESES FALTAM PARA A EXPEDIÇÃO

Alguma dúvida?

Lugares incríveis e imersões em Comunidades

Visite as principais reservas ambientais da região e descubra o povo da Floresta com suas tradições e culturas ancestrais.

Desfrute de cenários paradísiacos

Você terá o privilégio de Conhecer praias de água doce incríveis e comunidades ribeirinhas cheias de conhecimento sobre a floresta.

Os principais atrativos de Alter do Chão e Arredores

Conheça lugares espetaculares como o Canal do Jari, a FLONA, o Lago Verde, a Ilha do Amor e o Rio Arapiuns.

Vistas Espetaculares

Você conhecerá as mais belas, exclusivas praias e lagoas de Alter do Chão e região.

Experiência Piracaia

Céu estrelado, vento fresco, praia deserta e peixe assado são destaques desta experiência gastrônomica amazônica

Guia Especializado

Guias locais especializados e comunitários estão sempre presentes, fomentando o Turismo de Base Comunitária. Responsabilidade social e valorização da cultura e tradições locais para nós é fundamental.

Ah, que prazer, Alter do Chão

Alter do Chão leva a gente até as nuvens de tanta beleza

As missões jesuítas fundaram essa maravilha entre os rios Arapiúns, Tapajós e Amazonas. Mais um local mágico para os amantes da natureza aproveitarem esse roteiro incrível. 

 

Os índios Borarís foram os habitantes de Alter do Chão, no passado, e deixaram como herança a sua cultura, com forte presença nos moradores atuais e no seu modo de vida, retratados em festas, no Carimbó,  com sua dança, e na culinária, com os deliciosos Tucupi e Tacacá. 

 

A pesca, a fogueira, a medicina natural usando plantas e ervas da floresta,  povo alegre, acolhedor são alguns tesouros de Alter do Chão. E a natureza?

 

Seus rios mais parecem um mar, pela tamanha imensidão. Seus lagos e praias desertas são incrivelmente paradisíacos.

As florestas primárias quase intocadas, com árvores centenárias e fauna riquíssima formam, junto com os igarapés, um espetáculo de vida e beleza. 



Conhecido como o “Caribe da Amazônia”, é um pedacinho do Brasil cheio de encantos, que vale muito a experiência. 

 

Esse roteiro foi criado para pessoas
que queiram mas viver cada cenário, cada instante, experimentar cores, sabores por meio das estadias em pousadas da região e  da vivência em comunidades ribeirinhas. 

 

São 03 dias intensos, com a certeza de que cada um deles vai ser,no mínimo, surpreendente!

 

Dia 1: A estrelas das águas

Canal do Jari X Ponta de Pedras X Lago Preto

A jornada começa às 08:00 com destino ao Canal do Jari.  Esse é mais um cantinho da Amazônia esculpido pela natureza. Mais um cenário único, que traz a flora do rio Amazonas pra dentro do Rio Tapajós. Encantador, mágico e até surreal. 

De lá o passseio segue pelo Rio Tapajós com parada para almoço (incluído) na Ponta de Pedras. Essa é uma praia que deixa os visitantes surpresos com a junção dos Rios Arapiuns e Tapajós, chegando
a 30km de largura de água doce! Descanso e partida para o Lago Preto para mais um banho inesquecível..


Em seguida, todos vão para  a Ponta do Cururu, onde o deslumbrante pôr-do-sol dá um show que se renova  a cada dia. 

E é na Ponta do Cururu que muitos têm a possibilidade de ver o Tucuxi, o lindo boto Amazônico e uma paisagem de arrepiar a pele e sentir a natureza pulsando.

 

Depois de tantas maravilhas, retorno para Alter do Chão. 

Noite livre para lembrar de tudo o que se viveu nesse dia,  finalizando com o descanso merecido. E nesse caminho está a Fazenda da Dona Dulce Oliveira, que cultiva no jardim em na frente da sua casa, a famosa Vitória-Régia. Dulce estudou a planta e a usa como base para receitas gastronômicas. Dulce usa praticamente todas as partes da planta em seus experimentos: folhas, flores, sementes, caule. Depois de muita vitória-régia na veia, o passeio não para.

 

Bora sentido a uma outra fazenda,essa comandada pela Dona Rosana. Paraíso ecológico que a gente alcança por uma  trilha de 30 minutos em meio a floresta.  A vista de qualquer ponto, é deslumbrante e a fauna local não fica atrás: jacarés, macacos, preguiças e muitos pássaros coloridos,  junto com árvores centenárias, dão mais vida ao Jari. 

 

De lá o passseio segue pelo Rio Tapajós com parada para almoço (incluído) na Ponta de Pedras. Essa é uma praia que deixa os visitantes surpresos com a junção dos Rios Arapiuns e Tapajós, chegando
a 30km de largura de água doce! 

 

Descanso e partida para o Lago Preto para mais um banho inesquecível..

Em seguida, todos vão para  a Ponta do Cururu, onde o deslumbrante pôr-do-sol dá um show que se renova  a cada dia. 

 

E é na Ponta do Cururu que muitos têm a possibilidade de ver o Tucuxi, o lindo boto Amazônico e uma paisagem de arrepiar a pele e sentir a natureza pulsando.

Depois de tantas maravilhas, retorno para Alter do Chão.  Noite livre para lembrar de tudo o que se viveu nesse dia,  finalizando com o descanso merecido.

Dia 2 - Praias desertas, um paraíso a sua espera!

Praias do rio Tapajós

Dia de sair de lancha para conhecer as praias do Rio Tapajós. Encontro com a lancha na Atufa e partimos com destino as praias do Rio Tapajós. A  nossa primeira parada, será na Comunidade do Jamaraquá, localizada na FLONA- Floresta Nacional do Tapajós. Um local preservado, um tesouro. Conhecer a comunidade que faz um trabalho criativo incrível: a produção de biojoias e outros produtos feitos a partir do látex extraído e coletado da floresta.


Seguimos com a lancha sentido a praia do Maguari. Uma praia paradisíaca na beira da Floresta Nacional. De lá passamos pela praia de São Domingos, Aramanai, Cajutuba, Pindobal e Ponta do Muretá. Parada para Almoço em Cajutuba. Por do Sol na Ponta do Muretá e retorno para Alter do Chão. 




Dia 3 - Conhecendo as belezas de Alter

Lago Verde X Ilha do Amor X  Serra da Pira-Oca

Após o café da manhã, saída
de bajara, embarcação nativa para uma volta no lindo Lago Verde. Visita aos pequenos igarapés, pontas de praias e cantinhos mágicos que fazem desse lago mais que especial.

 

No final da manhã, a bajara deixará
o grupo na Ilha do Amor, ótima opção para almoçar (não incluso).

 

O restante do dia é  livre para aproveitar as praias e a vila de Alter do Chão. Existe a opção de subir a Serra da Pira-Oca (casa do peixe) para apreciar a vista de 360º. Pernoite em Alter do Chão (jantar não incluso)



Dia 4 - Rio que é uma rua ou rua que é um rio?

Alter do Chão X  Rio Arapiuns X  Comunidade de Coroca

Saída com destino a um dos mais bonitos rios da Amazônia, o Arapiuns. O passeio  começa cruzando 20km do Rio Tapajós. 

 

A chegada é de tirar o fôlego: águas azuladas, transparentes e espetaculares.

Serão 30 minutos em lancha rápida até a Ponta do Miripixi. 

 

Um banho no rio, depois um almoço na casa de nativos ribeirinhos, é o ponto alto do dia, Um breve descanso no redário e uma caminhada até a comunidade de Coroca. 

 

Ali vivem cerca de 20 famílias, que fazem parte de um programa de integração de comunidades ribeirinhas com o turismo em áreas protegidas. 

 

Já na comunidade, três visitas são imperdíveis. Lago das tartarugas de água doce, a criação das abelhas nativas e sem ferrão como a Jandaíra, além da cestaria de palha do Tucumã, artesanato incrível repleto de cores e formas perfeitas. 

 

O almoço será na comunidade. Tarde e noite livres para explorar mais a região. O jantar e o pernoite também acontecem em Coroca.




Detalhamento de itens inclusos na experiência

Dia 1
Passeio em lancha rápida para o Canal do Jari + Lago Preto + Ponta de Pedras + Ponta do Cururu com almoço incluso.

 

Dia 2

Passeio para Jamaraquá (FLONA) em lancha rápida
+ passeio guiado
pela mata primária
+ igarapé + almoço
+ taxa comunitária

 

Dia 3

Passeio de meio período no Lago Verde em Bajara 

(embarcação nativa) ou barco de alumínio.

Subida a pé na Serra da Piraoca.

 

Dia 4
Passeio em lancha rápida para o Rio Arapiuns (Coroca e São Marcos) + taxas de entrada nas comunidades + almoço e visita as Tartarugas de Água Doce, abelhas sem ferrão + passeio no Igarapé (São Marcos)

 

 


Sobre a experiência Piracaia
opcional em Alter do Chão

 


Em tupi-guarani piracaia significa literalmente “peixe assado; peixe

queimado”(pirá+caia) ou “o cardume”(pirá+quaia). O ritual reúne os nativos ao redor de uma fogueira para comer, cantar e dançar nas noites estreladas da Amazônia. O cenário criado na praia é inspirador.

Uma verdadeira experiência personalizada para os visitantes, preparada em detalhes como manda a tradição paraense. Tudo isso regado a um open bar de deliciosas caipirinhas.

 

Valor por pessoa:

R$480,00

 

Inclui: Transporte terrestre e fluvial da Pousada até a Piracaia + Piracaia (jantar) ornamentada + caipirinhas de frutas, águas e sucos.

Como chegar e pontos de encontro

Existem voos para Santarém (Pará), a partir de todas as capitais do país. Do Aeroporto de Santarém (SNT) até Alter do Chão são 38 km de estrada pavimentada (aprox. 30min de carro). Recomendamos programar seu voo de chegada em Santarém para um dia antes do início do roteiro.

Podemos organizar  seu traslado de ida e volta do Aeroporto de Santarém (SNT) até Alter do Chão por um preço especial com um de nossos veículos parceiros. Se preferir contar com este serviço, por favor entre em contato conosco).

 

Para a ida

 

Saída do barco às 8:00 AM, no Centro de Atendimento ao Turista (CAT), em Alter do Chão, no dia 01 da experiência.

 

Para a volta

 

Retorno no dia 04 da experiência por volta das 6:00 PM, no Centro de Atendimento ao Turista (CAT), em Alter do Chão.

Não Inclusos

-Passagens aéreas

 

-Traslado do Aeroporto de Santarém (STN)

 

-Presentes e souvenires 

 

-Gratificações 

 

-Hospedagem e alimentação antes e após o término da experiência

 

-Evacuação médica

A partir de R$ 2590,00 (10% OFF)

Pacotes relacionados

Depoimentos de quem já viajou com a Bora Brasil Expedições