Prancheta 2

CIRCUITO 6 DIAS

EXPLORANDO A
AMAZÔNIA DE
ALTER DO CHÃO

Conheça o Caribe Amazônico em um circuito mágico de 06 dias de praias paradisíacas, trilhas, banhos de floresta e uma rica imersão cultural.

A partir de R$4.430,00 à Vista ou;

R$4.920,00 em até 5x no Cartão ou *Pix parcelado

*O numero de parcelas via Pix vai depender de quantos meses faltam para a expedição

Alguma dúvida?

Os principais atrativos
de Alter do Chão e arredores

Conheça lugares espetaculares como o Canal do Jari, a FLONA, o Lago Verde, a Ilha do Amor e as principais comunidades do Baixo Arapiuns

Durma em cenários
paradisiacos

Em 03 noites você terá o privilégio de dormir em redários incríveis na praia e em comunidades ribeirinhas

Trilhas incríveis e imersões
em comunidades

Visite  as principais reservas ambientais da região e descubra o povo da Floresta com suas tradições e culturas ancestrais

Vistas espetaculares

As mais belas, exclusivas praias e lagoas de Alter do Chão e região estão à sua espera

Experiência Piracaia

Céu estrelado, vento fresco, praia deserta e peixe assado são destaques desta experiência gastrônomica amazônica

Guias Especializados

Guias  locais especializados e comunitários estão sempre presentes, fomentando o Turismo de Base Comunitária. Responsabilidade social e valorização da cultura e tradições locais para nós é fundamental.

Ah, que prazer, Alter do Chão!

Conheça essa região maravilhosa localizada entre os rios Arapiúns, Tapajós e Amazonas em um circuito mágico de 06 dias de praias paradisíacas, trilhas, banhos de floresta e uma rica imersão cultural.

As missões jesuítas fundaram essa maravilha entre os rios Arapiúns, Tapajós e Amazonas. Mais um local mágico para os amantes da natureza aproveitarem esse roteiro incrível. 

 

Os índios Borarís foram os habitantes de Alter do Chão, no passado, e deixaram como herança a sua cultura, com forte presença nos moradores atuais e no seu modo de vida, retratados em festas, no Carimbó,  com sua dança, e na culinária, com os deliciosos Tucupi e Tacacá. 

 

A pesca, a fogueira, a medicina natural usando plantas e ervas da floresta,  povo alegre, acolhedor são alguns tesouros de Alter do Chão. E a natureza?

 

Seus rios mais parecem um mar, pela tamanha imensidão. Seus lagos e praias desertas são incrivelmente paradisíacos.

 

As florestas primárias quase intocadas, com árvores centenárias e fauna riquíssima formam, junto com os igarapés, um espetáculo de vida e beleza. 

 

Preparamos com todo o carinho o roteiro mais completo para aqueles que desejam desbravar (e se encantar) com os principais atrativos do Caribe Amazônico. Nós iremos te levar para uma viagem completa, com paisagens e momentos únicos e inesquecíveis.

 

Todas as vivências dessa experiência valorizam a cultura local, com muita história, oficinas diversas, praias fluviais praticamente intocadas e com um visual de emocionar diante de tanta grandeza e beleza. Não só da fauna e flora, mas de todo o universo de Alter do Chão e região.

 

A imersão na gastronomia também é mágica, com a experiência da Piracaia, que segue um ritual paradisíaco, num cenário indescritível. E tem mais surpresas que estão só esperando por você. São 6 dias intensos, com a certeza de que cada um deles vai ser, no mínimo, surpreendente!

Dia 1: A estrela das águas

Canal do Jari- Ponta de Pedras- Lago Preto

A jornada começa às 08:00 com destino ao Canal do Jari.  Esse é mais um cantinho da Amazônia esculpido pela natureza. Mais um cenário único, que traz a flora do rio Amazonas pra dentro do Rio Tapajós. Encantador, mágico e até surreal. 

 

E nesse caminho está a Fazenda da Dona Dulce Oliveira, que cultiva no jardim em na frente da sua casa, a famosa Vitória-Régia. Dulce estudou a planta e a usa como base para receitas gastronômicas. 

 

Dulce usa praticamente todas as partes da planta em seus experimentos: folhas, flores, sementes, caule. Depois de muita vitória-régia na veia, o passeio não para. 

 

Bora sentido a uma outra fazenda, essa comandada pela Dona Rosana. Paraíso ecológico que a gente alcança por uma  trilha de 30 minutos em meio a floresta. 

 

A vista de qualquer ponto, é deslumbrante e a fauna local não fica atrás: jacarés, macacos, preguiças e muitos pássaros coloridos,  junto com árvores centenárias, dão mais vida ao Jari. 

 

De lá o passseio segue pelo Rio Tapajós com parada para almoço (incluído) na Ponta de Pedras. Essa é uma praia que deixa os visitantes surpresos com a junção dos Rios Arapiuns e Tapajós, chegando  a 30km de largura de água doce! 

 

Descanso e partida para o Lago Preto para mais um banho inesquecível..

 

Em seguida, todos vão para  a Ponta do Cururu, onde o deslumbrante pôr-do-sol dá um show que se renova  a cada dia. 

 

E é na Ponta do Cururu que muitos têm a possibilidade de ver o Tucuxi, o lindo boto Amazônico e uma paisagem de arrepiar a pele e sentir a natureza pulsando.

 

Depois de tantas maravilhas, retorno para Alter do Chão. 

 

Noite livre para lembrar de tudo o que se viveu nesse dia,  finalizando com o descanso merecido.

Dia 2 - A rainha da floresta nos mostra seu poder

Floresta nacional – Samauma

Dia de sair de lancha para conhecer a FLONA- Floresta Nacional do Tapajós. Um local preservado em que um guia comunitário leva os visitantes por trilha dentro da floresta primária. 

 

Momentos incríveis de contemplação de árvores centenárias,  plantas que fazem a “medicina da floresta” e, um igarapé de águas cristalinas estão nessa trilha. 



No fim da trilha, um tesouro. Conhecer a comunidade que faz um trabalho criativo incrível: a produção de biojoias e outros produtos feitos a partir do látex extraído e coletado da floresta.E é ali que será servido o almoço. 

 

Depois de experimentar a culinária um breve descanso, vale, um passeio de canoa pelo igarapé de Jamaraquá.

 

Riacho cercado pela floresta, de águas cristalinas, muitos  peixes e plantas coloridas. 

 

Depois, retorno para Alter do Chão. Uma belíssima viagem nas águas douradas do pôr-do-sol no imenso 

e imponente Rio Tapajós.

Dia 3 - Rio que é uma rua ou rua que é um rio?

Alter do Chão – Rio Arapiuns – Comunidade de Coroca

Saída com destino a um dos mais bonitos rios da Amazônia, o Arapiuns. O passeio  começa cruzando 20km do Rio Tapajós. 

 

A chegada é de tirar o fôlego: águas azuladas, transparentes e espetaculares.

Serão 30 minutos em lancha rápida até a Ponta do Miripixi. 

 

Um banho no rio, depois um almoço na casa de nativos ribeirinhos, é o ponto alto do dia, Um breve descanso no redário e uma caminhada até a comunidade de Coroca. 

 

Ali vivem cerca de 20 famílias, que fazem parte de um programa de integração de comunidades ribeirinhas com o turismo em áreas protegidas. 

 

Já na comunidade, três visitas são imperdíveis. Lago das tartarugas de água doce, a criação das abelhas nativas e sem ferrão como a Jandaíra, além da cestaria de palha do Tucumã, artesanato incrível repleto de cores e formas perfeitas. 

 

O almoço será na comunidade. Tarde e noite livres para explorar mais a região. O jantar e o pernoite também acontecem em Coroca.

Dia 4- A floresta, as águas e a cultura que encantam

Coroca- São Miguel- São Marcos – Piracaia

Café da manhã na comunidade. Depois, a embarcação nativa, bajara, segue com o grupo até a Comunidade de São Miguel.

 

Um guia comunitário leva  o grupo até o Igarapé de São Miguel. O percurso é feito com caminhadas pela floresta e a bordo. 

 

No Igarapé, palmeiras nativas como Buritis, Açaizeiros e plantas tropicais  exibem toda a sua exuberância. Pausa para um banho no igarapé e retorno para a comunidade, onde será servido o almoço.

 

Depois, descanso e caminhada por uma trilha de 2 km pela savana Amazônica até a comunidade de São Marcos. 

 

Conhecer os moradores e artesanato feito com a palha de Tucumã, é encantador. Um colorido surpreendente e 100% natural. depois visita à casa de farinha artesanal, que atravessa gerações.

 

Em seguida, todos embarcam em canoas dos ribeirinhos, para o passeio pelas águas do Igarapé de São Marcos. 

 

No retorno, já na bajara,  o passeio  segue pelo rio para que todos aproveitem o fim de tarde na Ponta de Acaracaraí. E mais: é onde a noite será especial. Serão momentos perfeitos para viver o ritual da Piracaia. Uma verdadeira experiência personalizada para os visitantes, preparada em detalhes como manda a tradição paraense. 

 

O pernoite será num redário no acampamento. Simplesmente em um cenário maravilhoso!

Dia 5 - Mais dos povos da Amazônia

São Miguel – Comunidade de Anã

O café da manhã servido na praia é muito inspirador. Com banho de rio, dá pra sentir que o dia promete muito.

 

Depois é embarcar na bajara que segue pelo Rio Arapiuns, passando pela Ponta Grande, com direito a banho de rio.

 

Aná é uma comunidade instalada dentro de uma reserva extrativista (RESEX), em que o artesanato e outros produtos locais são feitos com matéria-prima extraída da floresta de modo sustentável.

 

Uma oportunidade e tanto para conhecer a comunidade, uma das maiores da região , sua gente, o modo de vida 

e muito mais. 

 

As caminhadas pela praia também são incríveis e a Lagoa de Anã tem um visual de sonho. Cores, aromas e sons Amazônicos que nos tiram da rotina, da agitação e nos
conectam com a natureza. 

 

O jantar e o pernoite serão na comunidade. O redário é considerado um dos melhores em infraestrutura na região do Arapiuns.

Dia 6 - A floresta. Ah, a floresta e seus encantos...

Anã- Comunidade de Maripá – Alter do Chão

Café da manhã servido na comunidade. Depois vem uma trilha de 7km até a comunidade de Maripá, nas margens do rio Tapajós. Maripá tem praias deslumbrantes.

 

A ideia é explorar a comunidade de um jeito original, observando o modo de vida das pessoas de lá. O prazer em apreciar o peixe fresquinho assado na brasa, as crianças e sua curiosidade, as histórias dos nativos sobre a floresta, a paixão pelo futebol, a pescaria… 

 

É uma experiência autêntica. O povo de Maripá é muito alegre. O almoço na comunidade, o descanso no redário, mais banho de rio irão preencher o dia. 

 

E pra finalizar, apreciar os últimos momentos desse paraíso, a bordo da bajara, fazendo a travessia do Tapajós de volta até Alter do Chão. 


A noite será livre. As lembranças serão eternas e cheias de encanto!

Experiência Piracaia

(incluso dia 04)

Em tupi-guarani piracaia significa literalmente: “peixe frito; peixe queimado”(pirá+caia) ou “o cardume”(pirá+quaia). O ritual reúne os nativos ao redor de uma fogueira para comer, cantar e dançar nas noites de lua cheia. O cenário criado na praia é inspirador.

 

Uma verdadeira experiência personalizada para os visitantes, preparada em detalhes como manda a tradição paraense. Tudo isso regado a um open bar de caipirinhas deliciosas.

Como chegar e pontos de encontro

Existem voos para Santarém (Pará), a partir de todas as capitais do país. Do Aeroporto de Santarém (SNT) até Alter do Chão são 38 km de estrada pavimentada (aprox. 30min de carro). Recomendamos programar seu voo de chegada em Santarém para um dia antes do início do roteiro.

 

Podemos organizar  seu traslado de ida e volta do Aeroporto de Santarém (SNT) até Alter do Chão por um preço especial com um de nossos veículos parceiros. Se preferir contar com este serviço, por favor entre em contato conosco).

 

Para a ida

 

Nos dias 01, 02 e 03 do roteiro os encontros serão às 8:00 AM, no Centro de Atendimento ao Turista (CAT), em Alter do Chão. Nesse período, a acomodação em Alter do Chão  ficará por conta de cada cliente (recomendações no PDF do completo do roteiro).

 

Nos dias 04 e 05 do roteiro a acomodação está inclusa e o grupo estará reunido na região do Baixo Arapiuns. O horário previsto de início dos passeios é  8:00 AM.

 

Para a volta

 

Retorno no dia 06 do roteiro por volta das 6:00 PM, no Centro de Atendimento ao Turista (CAT),  em Alter do Chão.

Não Inclusos

-Passagens aéreas

 

-Hospedagem, café da manhã e jantares  em Alter do Chão nos dias 01 e 02 do roteiro. 

 

-Traslado do Aeroporto de Santarém (STN)

 

-Presentes e souvenires 

 

-Gratificações 

 

-Hospedagem e alimentação antes e após o término da experiência

 

-Evacuação médica

Pacotes relacionados

Depoimentos de quem já viajou com a Bora Brasil Expedições