Suas cavernas também são de uma beleza imensa, encantadora e de uma importância científica muito relevante.
A riqueza cultural, o respeito ao meio ambiente e a história que traz os tempos em que a produção de café era a principal fonte de renda do vale, tornam a experiência ainda mais intensa.
Se você quer viver o máximo do Vale do Pati, e tem tempo para conhecer um pouco mais, a gente te leva para conhecer os pontos mais prestigiados, neste trekking incrível, além do Poço Azul e Cachoeira do Buracão, com o apoio de profissionais que conhecem o local e recebem os visitantes há mais de 27 anos.
Tudo isso e muito mais para você aproveitar cada segundo, cada pedaço do vale, suas paisagens e os sorrisos dos habitantes locais.
Você vai se surpreender!
O trekking começa com a preparação do corpo e da mente. Concentração, meditação e alongamento são fundamentais para começar o dia em harmonia. Bora subir a serra, num percurso de 30 minutos em trilha, até o primeiro mirante.
Dá para ver e sentir as planícies da Chapada Diamantina com os olhos e com o coração. Momento único para registrar a paisagem e um breve descanso.
O trekking segue, passando pelo Gerais do Rio Preto atravessando o rio e suas lindas paisagens ao longo do percurso de puro encantamento!
Parada para um banho no rio e o passeio segue rumo ao Mirante do Vale do Pati. Lugar perfeito para curtir mais um cenário espetacular, com boas surpresas.
Depois é descer a rampa da Ruinha e entrar no Vale. Seguimos então para o complexo de cachoeiras do rio Piaba passando pela Igrejinha para um breve descanso.
Seguimos então com destino ao nosso Ponto de apoio passando pelas cachoeiras da Altina, do Funil e do Ródão para desfrutar e se banhar em águas limpas e revigorantes do Vale do Pati.
Após essa experiência energizante, seguimos pelo rio até o nosso Ponto de apoio do dia, onde os nativos nos recebem de forma fantástica para jantar e pernoite.
Café da manhã e uma subida pelo Morro do Castelo, que ganhou esse nome dos antigos hippies e é conhecido pela comunidade como Morro da Lapinha. Um percurso cheio de surpresas até a Gruta do Castelo, no alto da montanha.
A subida ganha o som de um coral com o canto dos pássaros, com destaque para a Araponga. Um espetáculo de sintonia e beleza, em meio a árvores no caminho e jardins com flores únicas, como a“flor-microfone”.
A Gruta do Castelo é um ponto incrível, pelas suas formações e onde o vento forte entra em suas frestas, deixa a temperatura agradável, funcionando como um ar-condicionado natural.
Na volta, depois de tantas sensações, a parada é para um refrescante banho de rio. O descanso vem na chegada, com um saboroso jantar e bela uma noite na casa dos nativos.
Café da manhã e em seguida o desafio é seguir para o Vale do Cachoeirão por cima.
Caminhada de 3 horas e meia até lá. Vamos conferir o visual deslumbrante do Vale do Cachoeirão com o Vale do Pati. O conjunto de suas cachoeiras, em época das chuvas, chega a 20 quedas.
No mirante, além da vista, terá o momento de aproveitar um banho de rio e o lanche de trilha.
Seguimos até a descida da Rampa dos Aleixos. A dica é se preparar para vivenciar o jogo de luzes e cores que se forma no horizonte. Uma parada para descanso e a jornada continua com a vista da Serra do Sincorá.
Na chegada ao povoado de Guiné, pausa para um banho e um jantar (não-inclusos no pacote). Dois restaurantes na Vila do Guiné também têm infraestrutura de apoio para banho.
Bora conferir:
Pousada Guiné e Point da Vila.
Café da manhã: Frutas, raízes, pão, manteiga, Nutella, queijo, geleia de frutas, tapioca ou mingau, café, leite e cereais.
Lanche de Trilha: Frutas frescas e secas, bolo, pão, queijo, Nutella, salada, salame, castanhas, biscoitos doces e salgados, chocolates, suco e café.
Jantar na casa dos nativos: Arroz, feijão, proteína (carne ou frango), legumes ou batatas fritas e salada.
Alimentação Veg: Temos algumas opções para quem vegetarianos ou veganos como: moqueca de banana da terra, lasanha de berinjela, risotos, etc.
Caso você tenha alguma restrição ou siga uma dieta alimentar, por favor, nos informe para que possamos providenciar e garantir seu bem-estar
Para a ida
Às 7:00 AM. na Pousada Vila de Guiné
Endereço
R. Eliezer Lima de Oliveira – Guiné, Mucugê – BA, no dia 01 do roteiro
Para a volta
Retorno no dia 06 do roteiro, entre 7:00 e 8:00 PM, em Lençóis